1 de dezembro de 2011

POINSÉTTIA


Símbolo do Natal na América do Norte, onde floresce apenas no inverno, a planta tem mercado no Brasil durante todos os meses do ano.Ela tem nomes populares bem brasileiros, mas nasceu no México e construiu sua fama nos Estados Unidos. A bico-de-papagaio ou rabo-dearara (Euphorbia pulcherrima) é uma planta ornamental que se destaca pelo contraste entre as colorações verde e vermelha. Na América do Norte, onde é chamada de poinsétia, tornou-se um símbolo do Natal, já que floresce naturalmente no inverno.
A planta é rústica, fácil de plantar, exige poucos cuidados e apresenta crescimento rápido. Arbusto que chega a três metros de altura, a bico-de- papagaio pode, no entanto, também se propagar em vasos. 
O florescimento ocorre de junho a agosto, pois trata-se de espécie de dia curto, que prefere o inverno para desabrochar. As partes vermelhas da planta não são pétalas, mas, sim, brácteas, folhas modificadas que protegem as verdadeiras flores, pequenas e amarelas, com formato arredondado. O tom forte dessas grandes brácteas atrai a atenção dos insetos, que, assim, a polinizam. Também existem outras cores de poinsétia, como branco, creme, rosa e salmão, mais comuns no exterior.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Poinséttia. Faça-nos uma visita!