22 de dezembro de 2011

Flores coloridas alegram o jardim durante o ano todo


Entremeando espécies que florescem em períodos variados, você obtém lindos arranjos para alegrar o jardim.Escolha as que mais lhe agradam e use a imaginação para fazer uma composição harmoniosa.
E isso não se aplica apenas, aos canteiros externos. Você pode fazer lindas, composições em jardineiras e terraços, escolhendo vários tipos de flores cujo colorido possibilite contrastes harmoniosos.
No Brasil, existem várias espécies que florescem praticamente durante o ano todo, reunindo plantas anuais, que completam seu cicio de vida em um ano, e plantas vivazes que florescem durante anos seguidos. Seu único problema vai ser escolher as espécies certas para cada situação.
Por exemplo, as plantas anuais, como o amor-perfeito, boca-de-leão, flox, lobélias, tagetes e begônias-sempre-floridas são indicadas para dar novo colorido aos canteiros do jardim e ficam ótimas em vasos e jardineiras, enquanto que as plantas vivazes, como os gerânios, azaléias, verbenas, crisântemos e margaridas são mais apropriados para canteiros de jardins, porque precisam de solo mais profundo, muito sol e desenvolvem touceiras que vão florescer por vários anos, alegrando seu jardim.
  
Tanto as plantas anuais como as vivazes possibilitam inúmeras composições de canteiros, porque nestas categorias você vai encontrar desde espécies com 20 ou 30 cm de altura, como as verbenas, amor-perfeito e gazânias, até plantas que atingem mais de um metro, como a sálvia, os hemerocallis e algumas variedades de crisântemos e margaridas. Todas são ótimas para proporcionar canteiros muito floridos, seja com uma única cor, se você optar por uma espécie de planta, ou multicoloridos, com uma mistura criteriosa de vários tipos, em cores e tamanhos diferentes.
Neste caso, você terá que planejar com antecedência o plantio para ter um resultado harmonioso. Em qualquer situação, a escolha das plantas e da quantidade de variedades vai depender do tamanho do canteiro. Lembre-se que muitas variedades em um canteiro pequeno podem resultar num aspecto desordenado. Para não errar na hora da escolha, consulte um especialista.
O Viveiro Espaço Verde trabalha com assessoria em paisagismo e implantação de jardins. Faça-nos uma visita e conheça a variedade de plantas que disposmos para seu jardim.