5 de dezembro de 2011

Plantas que podem deixar o jardim com a cara do Natal e do Ano Novo

O final do ano está chegando e, junto, a vontade de enfeitar a casa para comemorar o Natal e o Ano Novo. Porém, muitas vezes é difícil saber o que fazer. Uma boa opção é renovar o jardim utilizando plantas que têm tudo a ver com a época. Desta forma, o jardim também irá receber as cores mais usadas nas festas.
Alguns arbustos e trepadeiras têm tudo a ver com o Natal, pois possuem folhagem em tons vermelhos, verdes, amarelos e brancos, que dão um toque todo especial e delicado ao jardim.

• Bico-de-papagaio – mais conhecida como flor de natal – é uma das plantas mais tradicionais utilizada nesta época do ano no Brasil. É uma planta que possui folhas bem verdes e brácteas (folhas modificadas que ficam ao redor das flores) vermelhas, com formato de estrela. Pode ser cultivada tanto no vaso ou diretamente na terra como arbusto. Também existem outras opções de cores como branca, rosa, amarela e salmão.
• Mussaenda-vermelha – é uma planta similar ao bico-de-papagaio, pois também possui folhas vermelhas, porém, no centro tem uma flor amarela em formato de estrela. Pode ser cultivada como arbusto ou trepadeira, dependendo do jardim.
• Alegria-dos-jardins – também conhecida como sálvia - possui flores tubulares vermelhas. Recomendada para ser usada nos canteiros, deve ser plantada com antecedência para que possa se desenvolver até o Natal. A cor vibrante da flor e o perfume chamam a atenção de beija-flores e borboletas.  
• Lágrima-de-cristo - é uma espécie de trepadeira e floresce intensamente nesta época do ano. Também pode ser mantida como arbusto, se podada constantemente. Possui flores vermelhas envoltas por um cálice branco, o que deixa o jardim muito bonito.
No entanto, todas essas plantas precisam de cuidados para que fiquem sadias e bonitas. “Todas elas aceitam bastante sol, então, a dica é plantá-las em locais bem ensolarados. Outra dica importante é tomar cuidado na hora de regar e não encharcar a raiz da planta.
Além das plantas bem cuidadas, também é preciso atenção com o gramado. Não adianta um jardim com plantas lindas se a grama está mal aparada. O jardim merece cuidado especial em todos os sentidos. Depois disso é só enfeitar com luzes que o jardim vai estar pronto para o Natal e o Ano Novo.

No Viveiro Espaço Verde você encontra várias espécies de plantas para enfeitar o seu jardim neste Natal e contamos com serviços de manutenção e implantação de jardins. Faça-nos uma visita.

Fonte: www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=casa&id