8 de dezembro de 2011

ANTÚRIO

Seu nome deriva do grego anthos, flor; e ourà, rabo, devido às inflorescências consistirem em brácteas e espádice, assemelhando-se a uma pequena cauda.
Essa planta de origem colombiana tem uma característica bem curiosa, embora várias pessoas acham que sua estrutura cordiforme vermelha seja uma flor, na verdade é apenas uma folha modificada para chamar mais a atenção dos insetos polinizadores, as reais flores dos antúrios são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta.
Essa planta é muito utilizada no Brasil por ser bem adaptada ao clima tropical e possuir um ótimo aspecto, com inflorescências de diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro, podemos encontrá-la comumente em vasos ou em jardins formando grandes moitas com várias inflorescências.
É uma planta exigente quanto à umidade, sendo recomendadas regas freqüentes. O antúrio deve ser plantado sempre à meia-sombra, em substratos ricos em matéria orgânica.
O antúrio branco é popularmente conhecido como “Flor de Jorge Tadeu”, em alusão a um personagem de novela exibida há alguns anos.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Antúrio. Faça-nos uma visita.