5 de dezembro de 2011

Como cuidar bem de plantas em vasos

Para quem gosta de ter o verde sempre por perto, mas não dispõe de muito espaço, uma boa opção é cultivar plantas dentro de vasos. O uso de vasos além de acomodar as plantas, pode deixar o ambiente mais agradável e decorado.


Quando bem cuidadas, as plantas cultivadas dentro de casa crescem bonitas, saudáveis e têm ótima durabilidade. Mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Confira dicas de como cuidar bem de plantas em vaso.
A escolha do local para as plantas é fundamental. Observe se a área escolhida fica próxima às janelas, já que a temperatura do ambiente, a luminosidade, o arejamento e o espaço são os fatores mais importantes para que as plantas se desenvolvam. Os formatos e tamanhos dos vasos de planta também devem ser levados em conta. É preciso ficar atenta se o vaso não é “apertado” para a plantinha crescer bem.
Para a planta ter uma vida longa, é necessário controlar e verificar diariamente a irrigação da terra. E para evitar o apodrecimento das raízes e o solo encharcado, use um recipiente para escoamento da água embaixo do vaso, o conhecido pratinho. Uma dica para checar a umidade da planta é inserir o dedo ou um palito no solo em certa profundidade. Se a terra aderir, é por que ainda não é hora de irrigar a planta.
O uso de adubo é outra dica de como cuidar bem de plantas em vaso que ajuda no fortalecimento e crescimento delas. Mas tudo que é usado em excesso, pode fazer mal, por isso não se deve exagerar nas quantidades de adubo.
De preferência, regue as plantas no período da manhã e evite molhar muito as folhas e flores. Lembre-se que cada tipo de planta necessita de uma quantidade diferente de água. Plantas como o cacto e as bromélias, por exemplo, são plantas mais resistentes à falta de água. Já o copo de leite, begônia, crisântemo e azaléa, são plantas mais sensíveis e exigem cuidados dobrados.
Cuide bem das suas plantas protegendo seu vaso da exposição excessiva de sol, retirando sempre as folhas secas, matinhos e mantendo livre das pragas.

No Viveiro Espaço Verde você encontra diversas plantas que podem ser cultivadas em vasos. Faça-nos uma visita.