19 de dezembro de 2011

ORQUÍDEAS

Provavelmente as orquídeas façam parte da maior família de plantas que produzem flores. Elas variam muito em cores, formas, tamanhos, perfumes, etc… Mas, se considerarmos as variedades naturais e as produzidas pelo homem, nenhuma outra planta ornamental foi tão afetada pela intervenção da humanidade como a orquídea.
Um exemplo clássico é que muitas pessoas conhecem as orquídeas apenas como flores ornamentais belíssimas. A baunilha, por exemplo, é produzida por orquídeas. Apesar de hoje em dia, infelizmente, esse sabor já ser substituído quase totalmente pelo artificial que é mais barato e produzido abundantemente.
Há uma crendice disseminada na população de que criar orquídeas é algo extremamente difícil e só reservado para iniciados com anos de práticas e técnicas que beiram quase a feitiçaria. Mas isso é uma inverdade. As orquídeas são flores robustas e resistentes e necessitam muito mais de limpeza e asseio do que de cuidados difíceis e mirabolantes. Se assim fosse, não existiriam tantas espécies selvagens vivendo na natureza onde ninguém as trata com delicadeza e mimos.
O país que mais espécies catalogadas de orquídeas tem é o Equador, com mais de 3.500 variedades e depois pode relacionar a Colômbia e a Nova Guiné; com mais de 2.720 e 2.717 espécies respectivamente.
Nem todas as orquídeas produzem perfume e algumas fedem muito. A orquídea mais fedida do Brasil e talvez do mundo todo é a Pleurothallis foetens, algumas produzem néctar e outras usam e abusam do mimetismo (disfarces) para atraírem os insetos polinizadores de que precisam.
São cerca de setecentos e cinqüenta gêneros de orquídeas em mais de vinte mil espécies diferentes espalhadas pelo mundo. Só não há orquídeas na Antártida. Encontram-se orquídeas, ao nível do mar, nas montanhas, na água e até em subterrâneos (Austrália).
As orquídeas podem ser epífitas (vivem nos caules das árvores); Rupículas (vivem em pedras); Terrestres (vivem sobre o solo); Saprófitas, vivem em áreas com muita matéria orgânica em decomposição (são raras).
Algumas espécies levam mais ou menos um ano para florescer. Outras podem levar até oito anos e uma média geral é de cinco anos.
Em condições de trato ideal, as orquídeas podem chegar a viver centenas de anos. Há um exemplar vivo de Aerides odoratum desde 1792. As flores podem durar de vinte e quatro horas (vanilla-utilizada na produção de baunilha) até setenta dias (phaleonopsis).
As orquídeas podem custar de dez reais a até alguns milhares de reais dependendo da espécie, da beleza e da raridade.
Como você pode perceber, as orquídeas estão conosco desde tempos imemoriais e continuarão ao nosso lado enquanto a sanha humana em destruir o planeta permitir.

No Viveiro Espaço Verde você encontra exemplares de Orquídeas Phaleonopsis.