3 de fevereiro de 2012

MACADÂMIA

A espécie recebeu a denominação em homenagem ao cientista e filósofo Dr. John MacAdam, descobridor da mesma e que se interessou pela qualidade, sabor e textura das nozes produzidas por aquela espécie. Único alimento realmente nativo do país oceânico, por volta de 1881 ela foi introduzida no Havaí, onde foi usada como planta ornamental e na reflorestação do arquipélago. O estado norte-americano foi o maior produtor até 1997.
A macadâmia chegou ao Brasil pelas mãos do engenheiro agrônomo João Dierberger, em 1935, quando algumas árvores foram inseridas na cidade de Limeira, interior de São Paulo, lugar em que teve iniciou a produção de mudas.
Suas árvores podem alcançam em média 11 metros de altura, mas podem chegar a 21 metros. As folhas são verde-escuras. As primeiras produções comerciais ocorrem entre seis e oito anos de idade, alcançando sua plenitude aos 15 anos. Em um hectare é possível plantar 250 árvores, que produzem até cinco toneladas de noz. A colheita da macadâmia tem inicio quando as primeiras nozes começam a cair. No Brasil, o período de colheita é entre fevereiro e junho. Em regiões produtoras de altitude elevada, como interior de São Paulo e Rio de Janeiro, as produções acontecem durante todo o ano. A macadâmia possui 70% de casca, que acaba reduzindo o volume da amêndoa. Isso torna o custo elevado e a noz mais cara. Mesmo assim, seu sabor é mais intenso do que as outras nozes. Embora possua um alto teor de óleo, cerca de 80%, não possui colesterol e é constituída de gorduras monoinsaturadas, as quais reduzem os riscos de doenças cardíacas. Entretanto, é bom maneirar ao comer, já que 100 gramas possuem 647 calorias.Em termos de área produtiva, Brasil e Austrália quase empatam, com cerca de 1 milhão de árvores plantadas em 6 mil hectares. A diferença é que as mudas existentes no país da Oceania são mais velhas, produzindo muito mais. Atualmente, o Brasil é o 7.º produtor mundial, mas é o 3.º em número de árvores plantadas.
Como ainda é pouco conhecida no mercado e na cozinha brasileira, a noz macadâmia aparece pouco em receitas. É costumeiro encontrá-la em alguns aperitivos, em saladas ou risotos, mas, principalmente, em sorvetes, chocolates, biscoitos e doces. Cookies e rocamboles são alguns deles.

No Viveiro Espaço Verde você encontra mudas de Macadâmia. Faça-nos uma visita.