26 de janeiro de 2012

APHELANDRA

Nome Científico: Aphelandra squarrosa
Nome Popular: Afelandra, afelandra-zebra, espiga-dourada, planta-zebra.
Espécie perene, herbácea, ereta, florífera, com 50 a 90 cm de altura, muito utilizada na decoração de ambientes internos. Folhas grandes, ovais, acuminadas, glabras e de coloração verde-escura, com nervuras bem marcadas, brancas ou amareladas. Inflorescências duráveis do tipo espiga, terminais, eretas, formadas por brácteas amarelas e brilhantes e flores tubulares, labiadas, amarelas ou brancas. 
Cultivada sob meia sombra ou luz difusa, em substrato bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o frio ou ventos. Aprecia adubações a cada 15 dias nos meses quentes. Em regiões tropicais, a afelandra pode ser cultivada diretamente no jardim, formando belos maciços e renques junto a muros, em canteiros bem adubados. Em lugares de clima frio, ela apreciará o cultivo em vasos e jardineiras, em locais protegidos dentro das residências ou em casas de vegetação. Passe mensalmente um pano úmido na folhagem, para remover a poeira.
Devido a seu metabolismo demasiadamente acelerado, a Aphelandra requer um solo bem adubado e água na dose certa senão ficará desnutrida e com péssimo aspecto, motivo esse que muitas pessoas não a criam por considerá-la trabalhosa, porém com uma boa adubação anual e mantendo seu solo sempre úmido, mas não encharcado, pode ser uma ótima escolha de planta, principalmente pelos beija-flores atraídos para sua varanda.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Aphelandra. Faça-nos uma visita.




Fonte: http://www.vivaterra.org.br/ornamentais_nativas.htm