31 de janeiro de 2012

PALMEIRA CAMAEDOREA

Nome cientifico: Chamaedorea elegans
Nome popular: chamaedórea elegante, camaedórea elegante, palmeira chamaedórea, palmeira bambu

Também conhecida como Palmeira Bambu, as plantas do gênero Chamaedorea são originárias principalmente dos países da América Central e se caracterizam por uma baixa estatura, dificilmente passando dos 5 metros de altura.
Geralmente são encontradas em pequenos grupos uma vez que esse tipo de palmeira é capaz de se reproduzir criando outro indivíduo idêntico a si mesmo através de sua raiz, formando assim as chamadas “colônias clonais”.
Pelo fato de apresentar flores, não necessitar de sol durante todo o dia e de ter seu tamanho facilmente contido para não se tornar demasiadamente grande, é possível criar essa planta dentro de casa se for desejado.
Quanto ao solo essa planta se porta semelhantemente as outras palmeiras, é necessário um solo com uma boa parcela de matéria orgânica para fornecer-lhe nitrogênio e boa irrigação, geralmente obtida pela mistura com areia, para garantir que mesmo com irrigações frequentes o solo não fique encharcado. As irrigações devem ser frequentes, principalmente enquanto a planta estiver em fase de maior crescimento.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Palmeira Chamaedorea. Faça-nos uma visita.


Fonte: http://www.cuidar.com.br/palmeira-chamaedorea.htm

30 de janeiro de 2012

Bromélias não são focos de vetores da dengue, garantem cientistas

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concluíram que as plantas popularmente conhecidas como bromélias não são, como se imaginava, microhabitats importantes para o desenvolvimento de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus, dois dos principais vetores da dengue no Brasil.
Para o estudo, foram capturados, durante quase um ano, aproximadamente 3 mil espécimes de mosquitos encontrados em 120 bromélias pertencentes a dez diferentes espécies da planta no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O espaço fica a menos de 200 metros de moradias do bairro da Gávea, área endêmica da doença no Estado do Rio de Janeiro.
Bromélias são inocentes
"Bromélias são plantas ornamentais populares e comumente usadas em jardins públicos e privados. A abundância desse tipo de plantas onde a dengue é endêmica tem sido usada para difundir que esse tipo de planta é uma ameaça para o controle da dengue", comentam os pesquisadores em artigo publicado na revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.
"Os resultados da coleta demonstraram que as espécies nativas de mosquitos Culex e Wyeomuia são os culicídeos mais abundantes e o Aedes aegypti e o Aedes albopictus são raramente encontrados nessas plantas, que não devem assim ser consideradas um problema para o controle da dengue".
Competição entre fêmeas
As bromélias verificadas foram expostas a chuvas e não foram tratadas com nenhum tipo de inseticida durante a pesquisa e nem nos dez meses anteriores.
Do total de mosquitos capturados, 77,2% eram do gênero Culex e 21,4% do Wyeomuia. Somente duas larvas de Aedes aegypti (0,07% do total de mosquitos) e cinco de Aedes albopictus foram coletadas (0,18%), o que sugere não serem essas duas espécies bons competidores em relação aos outros mosquitos habitantes naturais de bromélias ou que as fêmeas dessas espécies preferem não depositar seus ovos nesses locais.
Os pesquisadores ainda alertam que, por contraste, formas imaturas de Aedes aegypti foram encontradas recipientes artificiais 5% das casas da vizinhança.
Mosquitos de bromélias
"Nossa hipótese é que as espécies de Aedes aegypti encontradas ocasionalmente em bromélias podem estar correlacionadas a altos níveis de infestação na área, sendo, assim, resultado de uma competição acirrada por habitats de oviposição", afirmam os pesquisadores.
"De qualquer forma, é necessário investigar a fauna de mosquitos encontrada em bromélias mantidas em ambientes domésticos (casas e quintais) devido ao fato de essas plantas serem populares em áreas consideradas endêmicas para dengue," concluem eles.



Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=bromelias-nao-focos-vetores-dengue-garantem-cientistas

Rosas - TROFÉU ESPAÇO VERDE

A planta que recebe o Troféu Espaço Verde desta semana (30 de janeiro a 05 de fevereiro/2012) é:


Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae ao gênero Rosa , com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.

No Viveiro Espaço Verde, você encontra mudas de Rosas. Faça-nos uma visita.

CRASSULÁCEAS

Crassulaceae é uma família cosmopolita, perfazendo cerca de 35 gêneros e mais de 1500 espécies, concentradas no Hemisfério Norte. O Brasil é pobre em crassuláceas, com apenas uma espécie nativa, a Crassula peduncularis, além de algumas espécies, subespontâneas do gênero Kalanchoe, a exemplo de K. tubiflora. 
Família que abarca importantes gêneros de plantas suculentas, com várias espécies conhecidas no paisagismo. São herbáceas, carnosas ou subarbustos, com folhas planas ou cilíndricas, suculentas.
Diversas espécies são usadas no paisagismo como forrações, criando bordaduras ou maciços nos espaços ensolarados, sendo ideais para composições de jardins rochosos. Algumas plantas são cultivadas em vasos, inclusive naqueles suspensos, fazendo uso de plantas pendentes ou de hábitos prostrados. Ideais também para mini-jardins, conforme a espécie.
No Viveiro Espaço Verde você encontra várias espécies de Crassuláceas. Faça-nos uma visita.
















Fonte:http://www.ceapdesign.com.br/familias_botanicas/crassulaceae.html

27 de janeiro de 2012

CRÓTON

Nome popular: Cróton; Louro-variegado; Folha-imperial.
Nome científico:
Codiaeum variegatum.
O Cróton é uma planta arbustiva que tem ganhado destaque na ornamentação de ambientes e jardins em todo o mundo.  Pode alcançar de 2 a 3 metros de altura e possui uma folhagem muito atraente, principalmente pela sua coloração intensa e exuberante, com mesclas de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja.  Existem várias variedades cultivadas, possuindo diferentes cores e formas. Possui flores, mas que não é um grande atrativo. Possui uma seiva branca e tóxica quando ingerida, podendo também causar irritações de pele.
São muito utilizados como planta isolada, ou como cercas-vivas. Mas cuidado nas podas, para que suas folhas não fiquem cortadas ao meio. É também utilizada na decoração de ambientes internos, apesar de não suportar bem o ar-condicionado. Devido à toxidez da seiva, evite deixar a planta em locais com grande movimentação de crianças.
Os crótons precisam de muita luz para crescer bem e manter a coloração exuberante. De preferência, mantenha com o máximo de luz direta quanto possível. Em ambientes escuros, suas folhas ficam feias e podem cair, deixando a planta muito estressada.
A planta prefere locais com altas temperaturas, e não tolera bem o frio e as geadas. Alta umidade do ar é também essencial (acima de 65%). Agrupando-se as plantas você pode aumentar consideravelmente a umidade relativa do ar do local.
Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado. Nunca deixe a terra secar por completo, regando sempre que a terra começar a secar. Quando plantado em vasos, lave as folhas de vez em quando, para deixas as folhas mais bonitas, livres de poeira e insetos nocivos.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Cróton. Faça-nos uma visita.




26 de janeiro de 2012

APHELANDRA

Nome Científico: Aphelandra squarrosa
Nome Popular: Afelandra, afelandra-zebra, espiga-dourada, planta-zebra.
Espécie perene, herbácea, ereta, florífera, com 50 a 90 cm de altura, muito utilizada na decoração de ambientes internos. Folhas grandes, ovais, acuminadas, glabras e de coloração verde-escura, com nervuras bem marcadas, brancas ou amareladas. Inflorescências duráveis do tipo espiga, terminais, eretas, formadas por brácteas amarelas e brilhantes e flores tubulares, labiadas, amarelas ou brancas. 
Cultivada sob meia sombra ou luz difusa, em substrato bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o frio ou ventos. Aprecia adubações a cada 15 dias nos meses quentes. Em regiões tropicais, a afelandra pode ser cultivada diretamente no jardim, formando belos maciços e renques junto a muros, em canteiros bem adubados. Em lugares de clima frio, ela apreciará o cultivo em vasos e jardineiras, em locais protegidos dentro das residências ou em casas de vegetação. Passe mensalmente um pano úmido na folhagem, para remover a poeira.
Devido a seu metabolismo demasiadamente acelerado, a Aphelandra requer um solo bem adubado e água na dose certa senão ficará desnutrida e com péssimo aspecto, motivo esse que muitas pessoas não a criam por considerá-la trabalhosa, porém com uma boa adubação anual e mantendo seu solo sempre úmido, mas não encharcado, pode ser uma ótima escolha de planta, principalmente pelos beija-flores atraídos para sua varanda.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Aphelandra. Faça-nos uma visita.




Fonte: http://www.vivaterra.org.br/ornamentais_nativas.htm

FÓRMIO

O fórmio é uma planta vigorosa, com rizomas bem desenvolvidos e folhagem ornamental. Suas folhas em forma de lâmina, são muito longas, eretas e podem alcançar 3 m de altura. Há muitas variedades de fórmio, com folhas verdes ou avermelhadas e com margens e listras longitudinais de cores diferentes, como amarelo, o branco, o laranja, o róseo e o roxo. As inflorescências surgem na primavera, são altas, com numerosas flores vermelhas e dependendo da variedade tem maior ou menor importância ornamental. As flores atraem beija-flores.
Sua folhagem vistosa, a torna apropriada para o cultivo isolado em vasos, como bordadura ou em grupos irregulares, e até mesmo em renques junto a muros ou lagos. É versátil e muito rústica, adequando-se perfeitamente a jardins de estilo tropical, contemporâneo ou de pedras. Seu efeito é um tanto expressivo e deve ser usada com moderação e bom senso, para não tornar o jardim cansativo. Na Nova Zelândia, as fibras extraídas das folhas de fórmio, são utilizadas em cestarias e outros artesanatos pelos Maori, que também o utilizam como planta medicinal.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Fórmio. Faça-nos uma visita.



Fonte:http://www.floramata.com.br/navegacao/plantas.php

25 de janeiro de 2012

NONI

Nos últimos anos muitos estudos científicos encontram-se em execução e tratam de demonstrar que o suco desta fruta contém atributos curativos, como compostos antibacterianos, antiinflamatórios, analgésicos, hipotensivos e inibidores do câncer. Estes estudos colocam o noni como um medicamento natural que reduz a pressão sanguínea e a inflamação das articulações, detém as infecções internas e externas, descongestiona e até evita o crescimento de células pré-cancerígenas. Apesar de muitos dos efeitos não estarem comprovados cientificamente, alguns estudos citam que entre as doenças tratadas com mais efetividade estão: a alergia, artrites, asma, câncer, depressão, diabetes, digestão, aumento da energia, doenças do coração, rins, ciclo menstrual, doenças mentais, musculares, obesidade, dores de cabeça, apetite sexual, insônia e stress. Mencionam, também, que alguns sintomas do HIV foram diminuídos, assim como da esclerose e da paralise; e eliminaram o hábito de fumar em mais de 50 % dos tratados para cada doença (LAVAUT, 2003).
Ao discutirmos a composição deste fruto, sua toxicidade, a ação de seus componentes no organismo e verificarmos se ela está comprovada cientificamente é que podemos chegar à conclusão se estamos frente a um mito ou não.

De acordo com um fabricante, recomenda-se 30 mL/dia, mas essa porção não foi baseada em nenhum efeito farmacológico, nutricional ou toxicológico; essa recomendação foi calculada com intenções de marketing, para ser usado como um aperitivo e com a intenção de corresponder aos valores nutricionais indicados nos EUA (EUROPEAN COMISSION, 2002).
Apesar de que os extratos se consideram seguros se são utilizados diretamente e de que não foram encontrados efeitos colaterais ou indesejados, as mulheres gestantes ou lactentes devem consultar um médico antes de tomar o suplemento. Por outro lado, não se recomenda o consumo juntamente com café, álcool ou nicotina. As interações entre medicamentos e o noni não são conhecidas (LAVAUT, 2003).

No Viveiro Espaço Verde você encontra mudas de Noni. Faça-nos uma visita.






24 de janeiro de 2012

LÍRIO-DA-PAZ


Originário da América Central, o lírio-da-paz (Spathiphylum wallisii ) é uma planta de porte altivo e elegante, suas folhas, de um verde intenso, contrastam com o branco puro de suas flores. Propaga-se por meio de sementes, divisão de touceiras ou por micropropagação e seu florescimento ocorre duas vezes ao ano: de janeiro a março e de julho a setembro.
O lírio-da-paz é uma planta que resiste à baixas temperaturas (desde que superiores a 5 graus), sendo que, no inverno, para que tenha bom desenvolvimento, necessita de temperaturas em torno de 15 graus. O clima ideal para o cultivo é o moderadamente úmido (70%), com temperaturas entre 20 e 27 graus.
Quanto à luminosidade, recomenda-se que o lírio-da-paz não fique exposto ao sol direto, pois isso causa o amarelamento de suas folhas e bloqueia seu desenvolvimento. Por outro lado, locais com pouca iluminação devem ser evitados, principalmente porque a falta de luminosidade adequada deixa as folhas alongadas em excesso, muito finas, fragilizadas e reduz acentuadamente a floração.
A terra para o cultivo do lírio-da-paz deve ser úmida, mas nunca encharcada. Deve-se evitar, inclusive, o uso de prato com água sob o vaso. Para saber se a quantidade de água está correta, o ideal é colocar a mão na terra: se ela estiver secando, faça a rega. Como procedimento geral, recomenda-se irrigar duas vezes por semana durante o verão e uma vez por semana no inverno.
De uma a duas vezes por mês pode-se fazer uma adubação foliar, aplicando o fertilizante junto com a irrigação, sempre seguindo à risca as recomendações e indicações do fabricante do produto.
O lírio-da-paz é uma planta bastante resistente a pragas. Geralmente, os problemas que surgem nesta planta estão mais relacionados com erros de regas e luminosidade do que com ataque de pragas. Por sua capacidade de se desenvolver bem em ambientes internos, é uma espécie muito indicada para ser cultivada dentro de casa, desde que receba bastante luminosidade e que o local seja bem ventilado, mas protegido de ventos fortes. Seu uso em jardins internos confere harmonia e suavidade ao conjunto, mas exige cuidados básicos como adubação periódica e regas corretas, sem excessos.
Outra vantagem do uso do lírio-da-paz em ambientes internos é que esta planta funciona como uma espécie de purificador biológico, ajudando a eliminar componentes tóxicos eventualmente liberados no ar.
Para manter a beleza de suas folhas, recomenda-se pulverizá-las periodicamente com água, eliminando a poeira.Segundo os produtores desta espécie, com o tempo, é normal a inflorescência do lírio-da-paz tornar-se verde e quando isso acontece é preciso aguardar a próxima floração.
O lírio-da-paz, assim como o antúrio e o copo-de-leite, pertence à família das Aráceas, que traz como marca formas exóticas e elegantes, com inflorescências belas e harmoniosas.


No Viveiro Espaço Verde você encontra Lírio-da-Paz. Faça-nos uma visita.




Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A41liriopaz.htm

23 de janeiro de 2012

Amarilis - TROFÉU ESPAÇO VERDE

A planta que recebe o Troféu Espaço Verde desta semana (23 a 29 de janeiro/2012) é:

A Amarílis, que é também conhecida por Açucena ou Flor da Imperatriz, é uma planta de cerca de meio metro de altura muito apreciada para fins ornamentais graças a possuir flores bem grandes e de diversas cores como rosa,laranja, branco, vermelho e multicolorido (plantas que foram cruzadas entre as cores citadas). Sua floração geralmente é anual e ocorre principalmente durante o começo do verão.

Embora seja uma planta que necessita de muito sol para crescer saudável e pode ser criada a pleno sol, durante sua floração pode ter as pétalas queimadas pelo sol a pino e assim não ficar tão vistosa, aconselha-se posicioná-la em lugares que ela receba muito sol o dia todo, porém que esteja coberta do sol do meio dia.
É uma planta que não tolera bem variações climáticas extremas durante o inverno, logo durante invernos rigorosos tenha o cuidado de garantir que ela tome bastante sol, porém pouco vento gelado.
Aconselha-se utilizar solo fértil e de boa drenagem, os fungos criados pelo excesso d’água, mesmo que poucos, causam apodrecimento dos botões das flores, e em situações graves, podem matar a planta.


No Viveiro Espaço Verde, você encontra Amarilis. Faça-nos uma visita.

19 de janeiro de 2012

PRIMAVERA ou BOUGANVILLE

De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) - também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel - é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo. As belas e coloridas "flores" da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes, flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.
Por ser uma espécie muito hibridada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegada. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 10 metros de comprimento. A primavera é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima; sendo, inclusive, bastante resistente a mudanças bruscas de temperatura. É certo, porém, que os coloridos mais vibrantes e intensos desta planta são encontrados em locais de clima quente e úmido.
Primaveras em vaso: É possível cultivar a primavera em vaso, desde que sejam observados alguns cuidados essenciais:
* Preparar o solo para o plantio com uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de areia, para facilitar a oxigenação, impedindo que o substrato fique muito compacto.
* Colocar o vaso em local ensolarado. Para florescer, a primavera precisa de pelo menos quatro horas diárias de sol.
* Regar pela manhã ou à tarde, quando os raios solares não estão intensos.
* Fazer adubações periódicas, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P).

No Viveiro Espaço Verde você encontra Primavera. Faça-nos  uma visita.



16 de janeiro de 2012

SAMAMBAIA - TROFÉU ESPAÇO VERDE


A planta que recebe o Troféu Espaço Verde desta semana (16 a 22 de janeiro/2012) é:


Milhões de anos atrás, samambaias enormes dominaram florestas imensas, muito antes de surgirem as plantas atuais. Elas não desenvolvem sementes, mas propagam-se através de esporos ou pela divisão de seus risomas. A maior parte dos gêneros utilizados em paisagismo são provenientes dos trópicos, destacando-se Adiantum, Asplenium, Polypodium, Pteris e Platyccerium, com diversos tamanhos e formas. O nome samambaia é proveniente do tupi e significa "aquele que se torce em espiral". Seu habitat pode ser tanto um vaso de xaxim ou cuias, como o tronco de uma árvore,  uma pedra ou mesmo no próprio solo ou a água, como as samambaias aquáticas. O sucesso no cultivo destas plantas depende da capacidade de reproduzirmos em casa as condições naturais em que estas vivem nas matas. A maior parte das espécies preferem ambientes sombreados. O vento é um dos seus maiores inimigos, causando "queima" das folhas mais jovens e perda de água por evaporação. Samambaias também não gostam de alterações de lugar, pois elas acostumam-se com a luminosidade, temperatura e umidade local, podendo definhar e até morrer caso sejam mudadas. Normalmente são cultivadas em xaxim, que retêm mais a umidade e permitem que as raízes respirem melhor.

Você encontra estas samambaias, aqui no Viveiro Espaço Verde. Faça-nos uma visita.

TROFÉU ESPAÇO VERDE

Toda segunda-feira o Viveiro Espaço Verde, irá eleger entre nossas plantas, uma que será considerada destaque da semana e que receberá o TROFÉU ESPAÇO VERDE.
Será divulgada a foto e informações sobre a espécie. Clientes e amigos que quizerem participar, basta compartilhar pelo facebook no grupo: "Espaço Verde Amigos", fotos ou informações sobre a espécie em destaque, que estaremos divulgando aqui no blog, preservando os créditos.

13 de janeiro de 2012

Limpeza das plantas ornamentais

A melhor maneira de preservar a saúde das plantas é proporcionar-lhes boas condições de desenvolvimento, pois os problemas, na sua maioria, têm origem em cuidados inadequados.
É indispensável manter as folhas livres de pó e de resíduos de poluição, pois, além de se melhorar a aparência da folhagem, impede-se também a obstrução dos poros através dos quais as plantas respiram. A frequência com que uma planta necessita de ser limpa varia, obviamente, com a sua localização. Numa zona industrial, as folhas depressa ficam sujas, gordurosas e descoloridas, a menos que sejam bem lavadas cada uma ou duas semanas. Em algumas zonas rurais ou do litoral, podem decorrer meses até que apareça pó. Por outro lado, certos tipos de pragas causadas por organismos vivos são mais susceptíveis de ocorrer no campo do que na cidade.
A maioria das plantas de pequenas dimensões pode beneficiar de uma leve pulverização com água. Para evitar molhar os móveis, faça-o no exterior, mas, se não for possível, utilize  a banheira ou lavatório. A pulverização deve ser ligeira e com água à temperatura ambiente. Por vezes, a maneira mais fácil de limpar a folhagem de uma planta pequena é mergulhá-la na água. Se lhe parecer aconselhável, utilize água em que dissolveu um pouco de sabão e passe as folhas por água limpa. Evite usar detergentes. Quando se tratar de plantas de folhas muito grandes ou que pelas suas dimensões se tornem difíceis de transportar, lave cada folha separadamente com uma esponja ou pano macio. Ao lavar as folhas, segure-as por baixo com uma das mãos e com a outra passe a esponja ou o pano levemente pela sua superfície. A página inferior não requer geralmente tantos cuidados como a superior, pelo que pode limpá-la mais ligeiramente.
Depois de lavar uma planta, não deixe água nas folhas, nos gomos dos ramos ou nas bainhas das folhas, pois essa humidade residual pode queimá-las ou causar-lhe podridões. Há quem pense que limpar as folhas com leite, cerveja ou óleo vegetal fará melhorar a sua aparência. Não é, no entanto, aconselhável usar esses produtos, que podem ser mais prejudiciais que benéficos. O mesmo se pode afirmar em relação aos produtos comerciais que dão brilho às folhas, quer sejam aplicados com um pano, quer por aerosol. Efectivamente, estes produtos conferem à planta um brilho pouco natural, e alguns deles descoram mesmo a folhagem, especialmente se aplicados a baixas temperaturas. Se usa algum destes produtos, faça-o com pouca frequência, e nunca corra o risco de obstruir os estomas aplicando o produto na página inferior das folhas.
Sempre que examinar e limpar as plantas, procure no vaso e na mistura quaisquer indícios de problemas. Por exemplo, se à superfície da mistura se desenvolveu uma crosta branca, pode ser sinal de que a planta tem sido excessivamente regada ou adubada. Os depósitos brancos no exterior dos vasos de barro são um sinal provável do mesmo tipo de problema. A existência de limos ou de uma vegetação diminuta à superfície da mistura pode indicar excesso de água ou drenagem deficiente.

9 de janeiro de 2012

AGAVE

A palavra agave tem sua origem na expressão grega "agaus", que quer dizer magnífico. Pela sua beleza e rusticidade, a agave também é muito utilizada como planta ornamental.
Agave é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias sobretudo do México e em menor grau dos Estados Unidos, América Central e América do Sul, é composto por 183 espécies, algumas das quais largamente cultivadas como o Agave sisalana (para produção de sisal), Agave tequilana (para a produção de tequila), Agave americana e Agave attenuata para fins ornamentais.

No Viveiro Espaço Verde você encontra mudas de Agave. Faça-nos uma visita.

AGAVE ATTENUATA


AGAVE AMERICANA

5 de janeiro de 2012

PROMOÇÃO ESPAÇO VERDE

Válida até sábado (07/01/2012) enquanto durar o estoque.

MUDAS DE ROSAS SORTIDAS

A UNIDADE POR APENAS R$ 5,00

MUDAS DE FORRAÇÕES

CRAVINA
3 por apenas R$ 5,00

PETÚNIA
3 por apenas R$ 5,00

ONZE HORAS
3 por apenas R$ 5,00
ÉRICA
3 por apenas R$ 5,00

VERBENA
3 por apenas R$ 5,00

4 de janeiro de 2012

PROMOÇÃO ESPAÇO VERDE : BRINCO DE PRINCESA


 
Cuia Pendente com Brinco de Princesa
por apenas R$ 15,00
Somente até sábado (07/01/2012)


ARRUDA

A arruda (Ruta graveolens) é uma planta da família das Rutáceas.
Também é denominada como arruda-fedida, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte.
Subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas. Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa, ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento. As flores são pequenas e amareladas. O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas.
Suas folhas são utilizadas como chá com fins calmantes. Na forma de infusão (20 gramas para um litro de água), ou empregando-se as folhas secas em pó, combate os piolhos.
Uma crença popular de raiz africana, remontando aos tempos coloniais, dita que os homens usem um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantida no ambiente, para espantar maus espíritos.
Desde a antiga Grécia, era usada para afastar doenças contagiosas. Os escravos africanos usavam-na contra mau-olhado.
É ótima para tratar conjuntivite. Macerar as folhas, acrescentar água fervida ou mineral e passar nos olhos, embebida num chumaço de algodão, várias vezes ao dia.
Na antiga Roma a arruda (ou alguma das espécies do gênero Ruta) era usada como tempero para carnes.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Arruda. Faça-nos uma visita.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arruda

3 de janeiro de 2012

PROMOÇÃO ESPAÇO VERDE

O Viveiro Espaço Verde comunica aos seus clientes e amigos, que está com uma mega promoção em seu estoque.Confira:

ROSAS SORTIDAS
Muda/und.
R$ 5,00
 
MUDAS DE FORRAÇÕES
(Cravina – Érica – Petúnia – 11 Horas – Verbena – Torrene Pendente – Arruda e outras)
3 mudas por
R$ 5,00
 
CUIA Pendente com:
Torrene Pendente, Petúnia - Brinco de Princesa – Violeta Africana –  11 Horas  ou Columéia
R$ 15,00
 
IMPATIENS Peq.
3 unid.por
R$ 10,00
IMPATIENS Grd.
3 unid.por
R$ 15,00
 
SAMAMBAIA AMERICANA
Cuia Tam. 21
R$ 20,00
 
Mas ATENÇÃO!!!
 
Esta promoção é válida até sábado dia 07 de Janeiro, enquanto durar o estoque.
Faça-nos uma visita e confira de perto a nossa variedade em plantas pra você começar o ano de 2012 embelezando o seu jardim!!!