27 de dezembro de 2011

Rosas, cores e perfumes



A Rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies naturais, todas de origem do hemisfério norte do planeta e predominantemente de climas temperados, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.


 
No Viveiro Espaço Verde você encontra variedades de roseiras. Faça-nos uma visita.



26 de dezembro de 2011

Cheflera

A Cheflera é um arbusto que cresce muito rápido, chegando facilmente a 3 a 5 m de altura. Ela tem sido muito usada tanto em jardins quanto na decoração de ambientes internos em todo o mundo.  Existem variedades de cor única e as com folhas variegadas (manchadas) em verde e amarelo.
A planta se enquadra muito bem em jardins tropicais, podendo ser utilizada em jardins como planta isolada ou em grupos como maciços ou cerca viva, com topiaria ou não, separando áreas no jardim. Seus frutos, que surgem na primavera, também são um atrativo para seu cultivo em jardins, pois além de serem bonitos, atraem muitos pássaros.
Quando usada em ambientes internos, evite deixar em locais com grande tráfego de pessoas, pois elas ocupam bastante espaço devido ao seu crescimento lateral.
As Chefleras vão bem em locais com luminosidade moderada, sem muito sol direto. A forma de folhas variegadas (manchadas) deve ser cultivada à meia-sombra para não perder a variegação. Por isso, são boas candidatas a ficar dentro de casa, em vasos. Além disso, ela é muito rústica, não exigindo muitos cuidados de manutenção e plantio.
A planta prefere temperaturas medianas, mas tolera bem temperaturas mais altas. Porém, em temperaturas muito baixas as suas folhas podem vir a cair.
Mantenha a terra sempre úmida, mas não encharcada durante o período de maior crescimento (época quente), reduzindo as regas durante o inverno. Se regadas demais, elas virão a apodrecer. Verifique se o solo ou o vaso possuem uma boa drenagem do excesso de água.
É uma planta muito tolerante a podas. Se ela estiver ficando muito alta, corte o tronco principal a 30 cm de altura e deixe que ela gere brotos novos. Podas de raízes também podem ser feitas durante a troca de vaso.
Se plantada em vasos, troque o vaso assim que as raízes ocuparem todo o vaso. Se a planta estiver crescendo rapidamente, troque-a de vaso anualmente.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Cheflera. Faça-nos uma visita.


Fonte: http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/cheflera.html

22 de dezembro de 2011

Cuidando das plantas no Verão

O Verão, é a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. Teve ínicio hoje dia 22 de  Dezembro e se estende até o dia 20 de Março. Todos precisam de cuidados especiais nos dias de muito calor, nós, os animais e as plantas também,  faça frio ou faça sol elas merecem todo o carinho, pois são elas que deixam as casas e as cidades mais bonitas, porém, no verão é preciso tomar uns cuidados a mais.
Assim como nós, quando a temperatura aumenta precisamos tomar alguns cuidados para não ficar doente, com a pele ressecada, enfim, várias coisas que podem acontecer se nós não nos cuidarmos, e com as plantas é assim também, elas precisam de alguns cuidados para que não fiquem com as folhas secas e sem vida.

Hora certa para regar

Não adianta regar as plantas no sol do meio dia, o solo vai estar tão quente que a água vai simplesmente evaporar antes de chegar nas raízes das plantas, você vai achar que está regando porém não está, e sem contar que quando molhamos as plantas e elas estão expostas no sol forte isso causa a elas queimaduras e algumas manchas nas folhas.
A hora ideal é de manhazinha ou então bem no final da tarde, e pode regar a cada dois dias mais ou menos, para ter certeza que elas não estão secas basta apertar o "dedão" na terra, se ele ficar sujo de lama significa que ainda tem água na terra.

Acabe com as pragas

As pragas ficam mais fortes no verão, então elimine todas aquelas ervas daninhas próximas a sua planta, e esteja sempre atenta aos fungos e aos parasitas que vão se desenvolvendo no caule da planta.

Aproveite o verão

No verão os ramos crescem mais aceleradamente, é a época certa para você que quer fazer cercadinhos ou então podar as plantas no formato redondo, como elas crescem mais rapidamente fica mais fácil de fazer os formatos com muito mais rapidez.

No Viveiro Espaço Verde você encontra uma infinidade de plantas para deixar o seu jardim muito mais bonito nesse verão e ainda fazemos a execução, reforma ou manutenção de jardins. Faça-nos uma visita.

Flores coloridas alegram o jardim durante o ano todo


Entremeando espécies que florescem em períodos variados, você obtém lindos arranjos para alegrar o jardim.Escolha as que mais lhe agradam e use a imaginação para fazer uma composição harmoniosa.
E isso não se aplica apenas, aos canteiros externos. Você pode fazer lindas, composições em jardineiras e terraços, escolhendo vários tipos de flores cujo colorido possibilite contrastes harmoniosos.
No Brasil, existem várias espécies que florescem praticamente durante o ano todo, reunindo plantas anuais, que completam seu cicio de vida em um ano, e plantas vivazes que florescem durante anos seguidos. Seu único problema vai ser escolher as espécies certas para cada situação.
Por exemplo, as plantas anuais, como o amor-perfeito, boca-de-leão, flox, lobélias, tagetes e begônias-sempre-floridas são indicadas para dar novo colorido aos canteiros do jardim e ficam ótimas em vasos e jardineiras, enquanto que as plantas vivazes, como os gerânios, azaléias, verbenas, crisântemos e margaridas são mais apropriados para canteiros de jardins, porque precisam de solo mais profundo, muito sol e desenvolvem touceiras que vão florescer por vários anos, alegrando seu jardim.
  
Tanto as plantas anuais como as vivazes possibilitam inúmeras composições de canteiros, porque nestas categorias você vai encontrar desde espécies com 20 ou 30 cm de altura, como as verbenas, amor-perfeito e gazânias, até plantas que atingem mais de um metro, como a sálvia, os hemerocallis e algumas variedades de crisântemos e margaridas. Todas são ótimas para proporcionar canteiros muito floridos, seja com uma única cor, se você optar por uma espécie de planta, ou multicoloridos, com uma mistura criteriosa de vários tipos, em cores e tamanhos diferentes.
Neste caso, você terá que planejar com antecedência o plantio para ter um resultado harmonioso. Em qualquer situação, a escolha das plantas e da quantidade de variedades vai depender do tamanho do canteiro. Lembre-se que muitas variedades em um canteiro pequeno podem resultar num aspecto desordenado. Para não errar na hora da escolha, consulte um especialista.
O Viveiro Espaço Verde trabalha com assessoria em paisagismo e implantação de jardins. Faça-nos uma visita e conheça a variedade de plantas que disposmos para seu jardim.

Atraia borboletas para polinizar as plantas

Algumas plantas com flores precisam da colaboração de agentes externos que as polinizem. Estes agentes ou vetores que realizam o transporte do pólen podem ser o vento, a água ou seres vivos como pássaros, morcegos e insetos. As borboletas são as que trazem mais vantagens porque, além de ajudar na reprodução das plantas, enfeitam com seu colorido. Aprenda como atraí-las para dar mais harmonia ao ecossistema do seu jardim.
 
1
Ao fazer a distribuição das plantas, escolha partes onde bate sol. Estas áreas devem ter pelo menos seis horas de luz direta diariamente.

2
Proteja do vento algumas áreas do jardim. Você pode criar uma proteção natural contra as rajadas de vento plantando arbustos ou outras plantas altas. Outra opção é fazer cercas ou aproveitar as paredes já existentes.

3
Diversifique as espécies do seu jardim. Plante muitas flores onde as borboletas possam se alimentar e colocar seus ovos. Saiba que cada espécie de borboleta se alimenta do néctar de um tipo de flor.

4
Inclua plantas que florescem em épocas diferentes do ano para evitar que as borboletas tenham de migrar para obter alimento.

5
Cultive plantas com flores vermelhas, laranjas, amarelas e lilás, porque essas são as cores que mais atraem as borboletas.

• Entre as espécies de plantas recomendadas com flores vermelhas e rosadas estão o gerânio (Pelargonium sp) e os cravos de poeta ou cravinas (Dianthus barbatus).

• Entre as flores de cor laranja você pode plantar calêndula (Calendula officinalis) e camará (Lantana camara).

• As flores branco-amareladas são as preferidas pelas borboletas noturnas. Em geral estas flores têm aromas intensos. Você pode optar por araticum ou fruta-do-conde (Annona sp), abacateiro (Persea gratissima), arruda (Ruta sp), tomilho (Thymus mastichina), jasmim (Jasminum officinale) e madressilva (Lonicera caprifolium).

• Entre as de tonalidade lilás você pode cultivar trevos (Trifolium spp), maracujá (Passiflora sp), viperina (Echium vulgare), sálvia (Salvia officinalis), lavanda (Lavandula vera) e verbena (Verbena repens).

6

Mantenha o jardim com boa umidade. Coloque vasilhas de terra úmida e adicione um pouco de sal. As borboletas chuparão estas superfícies para satisfazer sua necessidade de umidade e minerais.

7
Coloque um banco confortável no seu jardim e contemple esse espaço e as borboletas.

Importante
• Não utilize inseticidas. Lembre que as borboletas são insetos e também serão afetadas
 
No Viveiro Espaço Verde você encontra diversas plantas que atraem borboletas. Faça-nos uma visita.
 

20 de dezembro de 2011

KALANCHOE

O kalanchoe, também conhecido como flor da fortuna, pertence a família das crassulaceas, originado da África, das áreas montanhosas e secas da ilha de Madagascar. É uma planta que possui folhas suculentas e é resistente ao calor como também à pouca água. Existem flores com tons de vermelho, alaranjado, amarelo, rosa, lilás e branco. Normalmente alcança uma altura máxima de 30 cm e se adapta a um solo solto, poroso, bem drenado e fértil.
O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.
A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Kalanchoe. Faça-nos uma visita.

Fonte: www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/kalanchoe.html e http://plantasonya.blogspot.com/2008/07/kalanchoe.html


19 de dezembro de 2011

ORQUÍDEAS

Provavelmente as orquídeas façam parte da maior família de plantas que produzem flores. Elas variam muito em cores, formas, tamanhos, perfumes, etc… Mas, se considerarmos as variedades naturais e as produzidas pelo homem, nenhuma outra planta ornamental foi tão afetada pela intervenção da humanidade como a orquídea.
Um exemplo clássico é que muitas pessoas conhecem as orquídeas apenas como flores ornamentais belíssimas. A baunilha, por exemplo, é produzida por orquídeas. Apesar de hoje em dia, infelizmente, esse sabor já ser substituído quase totalmente pelo artificial que é mais barato e produzido abundantemente.
Há uma crendice disseminada na população de que criar orquídeas é algo extremamente difícil e só reservado para iniciados com anos de práticas e técnicas que beiram quase a feitiçaria. Mas isso é uma inverdade. As orquídeas são flores robustas e resistentes e necessitam muito mais de limpeza e asseio do que de cuidados difíceis e mirabolantes. Se assim fosse, não existiriam tantas espécies selvagens vivendo na natureza onde ninguém as trata com delicadeza e mimos.
O país que mais espécies catalogadas de orquídeas tem é o Equador, com mais de 3.500 variedades e depois pode relacionar a Colômbia e a Nova Guiné; com mais de 2.720 e 2.717 espécies respectivamente.
Nem todas as orquídeas produzem perfume e algumas fedem muito. A orquídea mais fedida do Brasil e talvez do mundo todo é a Pleurothallis foetens, algumas produzem néctar e outras usam e abusam do mimetismo (disfarces) para atraírem os insetos polinizadores de que precisam.
São cerca de setecentos e cinqüenta gêneros de orquídeas em mais de vinte mil espécies diferentes espalhadas pelo mundo. Só não há orquídeas na Antártida. Encontram-se orquídeas, ao nível do mar, nas montanhas, na água e até em subterrâneos (Austrália).
As orquídeas podem ser epífitas (vivem nos caules das árvores); Rupículas (vivem em pedras); Terrestres (vivem sobre o solo); Saprófitas, vivem em áreas com muita matéria orgânica em decomposição (são raras).
Algumas espécies levam mais ou menos um ano para florescer. Outras podem levar até oito anos e uma média geral é de cinco anos.
Em condições de trato ideal, as orquídeas podem chegar a viver centenas de anos. Há um exemplar vivo de Aerides odoratum desde 1792. As flores podem durar de vinte e quatro horas (vanilla-utilizada na produção de baunilha) até setenta dias (phaleonopsis).
As orquídeas podem custar de dez reais a até alguns milhares de reais dependendo da espécie, da beleza e da raridade.
Como você pode perceber, as orquídeas estão conosco desde tempos imemoriais e continuarão ao nosso lado enquanto a sanha humana em destruir o planeta permitir.

No Viveiro Espaço Verde você encontra exemplares de Orquídeas Phaleonopsis.


14 de dezembro de 2011

INFORMATIVO

Atendendo a solicitações, estamos disponibilizando links de sites com jogos super divertidos sobre plantas. É uma ótima opção de entretenimento pra você internauta.
Nós do Viveiro Espaço Verde temos grande interesse em conhecer a opinião de nossos clientes e amigos sobre o nosso trabalho.
Deixe sua opinião, crítica, sugestão, reclamação através do e-mail: espacoverde@live.com.
Navegue pelo nosso Blog, e receba um leque de informações, dicas, curiosidades e diversão.

FRUTAS ou FRUTOS?

Frutos e sementes

Os frutos surgem do desenvolvimento dos ovários, geralmente após a fecundação dos óvulos. Em geral, a transformação do ovário em fruta é induzida por hormônios liberados pelos embriões em desenvolvimento. Existem casos, porém, em que ocorre a formação de frutos sem que tenha havido polinização.

Partes do fruto

Um fruto é constituído por duas partes principais: o pericarpo, resultante do desenvolvimento das paredes do ovário, e as sementes, resultantes do desenvolvimento dos óvulos fecundados.
O pericarpo compõe-se de três camadas: epicarpo (camada mais externa), mesocarpo (camada intermediária) e endocarpo (camada mais interna). Em geral o mesocarpo é a parte do fruto que mais se desenvolve, sintetizando e acumulando substâncias nutritivas, principalmente açucares.

Classificação dos frutos

Diversas características são utilizadas para se classificar os frutos, entre elas o tipo de pericarpo, se o fruto abre-se ou não espontaneamente para liberar as sementes, etc.
Frutos que apresentam pericarpo suculento são denominados carnosos e podem ser do tipo baga, quando se originam de ovários uni ou multicarpelares com sementes livres (ex.: tomate, abóbora, uma e laranja), ou do tipo drupa, quando se originam de ovários unicarpelares, com sementes aderidas ao endocarpo duro (ex.: azeitona, pêssego, ameixa e amêndoa).
Frutos que apresentam endocarpo não suculento são chamados de secos e podem ser deiscentes, quando se abrem ao amadurecer, liberando suas sementes, ou indeiscentes, quando não se abrem ao se tornar maduros.


A diferença de fruta e fruto

O que se conhece popularmente por “frutas” não tem significado botânico. Fruta é aquilo que tem sabor agradável, às vezes azedo, às vezes doce. É o caso da laranja, pêssego, caju, banana, pêra, maça, morango, amora. Note que nem toda fruta é fruto verdadeiro.
Já o tomate, a berinjela, o jiló e a abobrinha, entre outros, são frutos verdadeiros, mas não são frutas...

Fonte:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal12.php

No Viveiro Espaço Verde você encontra mudas frutíferas. Faça-nos uma visita.


13 de dezembro de 2011

JABUTICABEIRA

 A jabuticabeira é espontânea em grande parte do Brasil. Frutifera de origem sul-americana (brasileira) é encontrada com mais freqüência em Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, mas pode também ser encontrada em outras regiões do país, como na Bahia, ou em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Pará, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Árvore de porte médio, piramidal, podendo chegar até 9m de altura, dependendo da espécie. Folhas opostas, lanceoladas, vermelhas quando novas e posteriormente, verdes.
É conhecida há mais de 400 anos, também, na Argentina, Paraguai e Uruguai. Nome de origem indígena que significa, em tupi, jabuti (animal silvestre, parecido com a tartaruga), caba (lugar onde), por ser comum a existência deste animal nas proximidades das jabuticabeiras, alimentando-se dos frutinhos que caiam no chão. Estes índios consumiam a jabuticaba na forma natural ou em bebida fermentada que preparavam.

Frutos

Seus frutos (tipo baga) são arredondados, de coloração roxo-escura, com polpa esbranquiçada, adocicada, saborosíssima, envolvendo de 1 a 4 sementes. Surgem de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro. A safra, mesmo abundante, dura pouco. A jabuticabeira é uma árvore de grande longevidade; comumente demora para dar os primeiros frutos, mas quando começa não pára mais, e quanto mais velha, melhor e mais produtiva. . Suas flores são brancas, sésseis, e surgem diretamente do caule. Floresce duas vezes ao ano, de julho a agosto e de novembro a dezembro, e sua frutificação é abundante, cobrindo de frutos o tronco, os galhos, e ocasionalmente, até as raízes descobertas.

Variedades

Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleção que alcança de 12 a 15 variedades diferentes, cerca da metade delas é bem produtiva; a outra metade, nem tanto.
A fitografia da jabuticabeira, ainda está um tanto confusa. Alguns pesquisadores citam duas espécies de Myrciaria: Myrciaria jaboticaba, com frutos pequenos de pedúnculo escuro e Myrciaria cauliflora, com frutos grandes e sésseis. Outros afirmam que existem três espécies: Myrciaria cauliflora, Myrciaria trunciflora e Myrciaria jaboticaba.
De todas as variedades anteriores a mais aceita é a Myrciaria cauliflora e todas sua espécies, tais como:

Jabuticaba Sabará

A mais apreciada e doce das jabuticabas e a mais intensamente plantada. É de crescimento médio mas muito produtiva. Frutos miúdos, de epicarpo fino, muito saborosos. Maturação precoce.

Jabuticaba Paulista

De maior porte do que a anterior e de grande produção. Fruto grande e coriáceo. A maturação é um tanto tardia.

Jabuticaba Rajada

Assemelha-se as anteriores em crescimento e produção. Os frutos são grandes, muito doces e muito saborosos. A pele é verde bronzeada. Maturação mediana.

Jabuticabeira Branca

Porte médio. Produz, fartamente, frutas grandes e deliciosas. São verde-claras.

Jabuticabeira Ponhema

É uma árvore de grande porte e extraordinária produção. O fruto é grande e de pele um tanto coriácea. Deve ser consumida quando bem madura. É a variedade mais apropriada a fabricação de geléias, doces e licores. Na verdade, esse não é um privilégio da jabuticabeira Ponhema. Qualquer uma delas pode ser utilizada no fabrico destas iguarias.
Apesar de todas as suas qualidades, do sabor tão apreciado e da abundância de frutos que oferece a cada floração, a jabuticabeira continua sendo, até hoje, uma fruteira quase exclusiva de pomares caseiros ou de pequenas plantações. Ou seja, não se encontram pomares verdadeiramente comerciais de jabuticabas.
Os dois principais fatores que restringem a expansão de sua cultura são, em primeiro lugar, os custos e as dificuldades de uma colheita num pomar com muitas árvores; e, em segundo, a precariedade da conservação de seus frutos, uma vez que o fruto deve ser colhido pronto para o consumo e que a sua fermentação inicia-se praticamente no mesmo dia da colheita.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Jabuticabeira. Faça-nos uma visita.



Fonte: www.emater-rondonia.com.br

SÁLVIA

A sálvia-farinhenta é uma planta de pequeno porte, de textura herbácea e muito florífera. Ela apresenta caule piloso e folhas oval-lanceoladas, verde-claras e com bordos serrilhados. As inflorescências despontam acima da folhagem, são eretas e compostas de numerosas flores azuis, com cálice de superfície farinhenta.
A floração ocorre na primavera, verão e outono. Existem diversas variedades, com plantas mais ou menos compactas e de flores maiores ou menores, com diferentes tonalidades entre o azul e o violeta, inclusive exemplares de flores brancas.
As sálvias-farinhentas são perfeitas para a formação de maciços a pleno sol, conferindo uma sensação de paz e tranqüilidade com sua bela floração azul. Também podem ser plantadas em bordaduras e canteiros, assim como em vasos e jardineiras. A combinação desta sálvia com plantas de outras cores e tonalidades pode trazer um resultado surpreendente.
Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Aprecia o frio subtropical.
Apesar de perene, deve ser tratada como anual ou bienal, dependendo da variedade, pois perde a beleza com o tempo.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Sálvia. Faça-nos uma visita.

JASMIM MANGA

Jasmim-manga (Plumeria rubra) - de clima tropical, esta planta perde sua folhagem durante o inverno e parte da primavera, quando aparecem as belas flores muito perfumadas. Há variedades de cores com diversas nuances de branco, creme, rosa e vinho. O jasmim-manga não tolera geadas, nem solos encharcados e requer plena exposição ao sol. O solo indicado para o cultivo é o arenoso. Multiplica-se por estacas e apresenta crescimento bem lento, mas vale a pena pela sua beleza. 

No Viveiro Espaço Verde você encontra Jasmim Manga. Faça-nos uma visita.


ACÁCIA MIMOSA

Acácia-mimosa (Acacia podalyriifolia) da família das Leguminosas apresenta folhagem acinzentada e flores amarelas. É muito ornamental e delicada, mas não é apropriada para áreas com sombreamento, pos necessita de luz solar plena. Geralmente com 2 anos de idade já floresce.
Gosta de clima ameno e solo argilo-arenoso. É uma árvore ornamental australiana cujo fruto em forma de vagem se forma entre os meses de setembro e outubro. Ela pode crescer até 6 m e também possui 4 m de diâmetro na sua copa arredondada cujas folhas prateadas são pequenas e semi-caducas.
É muito conhecida pelas suas lindas flores amarelo-canário, que aparecem entre os meses de julho a setembro porque se adapta bem até em pequenos jardins.


No Viveiro Espaço Verde você encontra Acácia Mimosa. Faça-nos uma visita.


12 de dezembro de 2011

ZAMIA

Planta exótica extremamente ornamental e rara.
Está na lista de plantas em extinção da UICN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais).
Nativa do Sudeste VeraCruz, México oriental.
A planta tem um pequeno tronco as vezes subterrâneo.
Cresce lentamente quando jovem, mas acelera o crescimento quando amadurece.
Adapta-se melhor em solo úmido e bem drenado, pode ser plantada ao sol.
Em regiões temperadas é cultivada como planta indoor e em áreas subtropicais como planta para varandas, jardins e vasos.
As folhas são de tonalidade verde clara. Apesar de ser um arbusto, as folhas brotam diretamente do chão, pois o caule é subterrâneo ou no máximo fica com uma pequena parte para fora do solo.
Na Austrália ela é muito utilizada para bonsai.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Zamia. Faça-nos uma visita.



Fonte: http://www.plantasonya.com.br/plantas-e-flores-exoticas/zamia-furfuracea.html

PALMEIRA AZUL ou PALMEIRA BISMARCK

Nome popular: Palmeira Bismark
Nome científico: Bismarckia nobilis
Descrição: Palmeira de porte majestoso e bastante ornamental tanto pelo porte quanto pela folhagem azul-acinzentada, porém pouco cultivada. Adapta-se a clima subtropical e temperado de inverno moderado, Possui tronco simples, de 10 a 30 metros altura. Esta palmeira ainda é novidade no Brasil. Pode ser recomendada para parques, jardins espaçosos , isoladamente ou em grupo. Adapta-se bem a qualquer tipo de solo e é bastante tolerante ao sol.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Bismarck Azul. Faça-nos uma visita.

8 de dezembro de 2011

ARECA BAMBU

A areca, também conhecida como “bambu areca” ou “palmeira areca” é a mais comum espécie de palmeira utilizada em jardins. Isso se deve ao fato de ser uma planta de rápido crescimento e fácil de se modelar, pode desde formar pequenos grupinhos de palmeiras de pequeno porte até alta palmeiras de dez metros de altura.
Ela possui grandes folhas e suporta ser cultivada em ambientes variados, desde vasos internos até em jardins externos com muito sol, motivo esse que faz da areca uma ótima opção para decoração estilo tropical.
O cultivo desta planta necessita de pelo menos um pouco de luz, porém ela sobrevive bem em lugares com apenas iluminação indireta, como halls de shopping centers. Ela pode ser cultivada sem absolutamente nenhuma proteção contra o sol, porém o custo disto é que provavelmente sofrerá o amarelecimento de suas folhas.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Areca Bambu. Faça-nos uma visita.


CRAVO

Também conhecido como botões-de-solteirão, cravo de defunto, cravo-francês, rosa-da-índia, tagetes e tagetes-anão. Planta anual, ereta e muito ramosa.  Sendo uma planta rústica, não tem exigências maiores quanto ao solo e água, e é invasora, principalmente das áreas de cultivos anuais e perenes, bem como em beiras de estradas, pastagens, terrenos baldios próximos de habitações, capoeiras e roças recém-limpas.
Este nome é comum a três espécies da família das Compostas, todas originárias do México e introduzidas no Brasil há muitos anos, onde se aclimataram perfeitamente, tornando-se até subespontâneas, mesmo nas mais longíquas povoações, as chamadas taperas. Tagetes erecta, L. Planta glabra e muito ramosa, até 80cm de altura.
Embora não haja dúvida alguma quanto à origem mexicana desta espécie, parece que em sua pátria jamais foi encontrada em estado silvestre; naturalizada em todo o Brasil, é uma das plantas que acompanham o homem e quê marcam também os lugares em que ele habitou.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Cravos. Faça-nos uma visita.



MINI ROSAS

Planta extremamente delicada, a mini-rosa deve ser cultivada em local protegido.(Rosa hybrida sp), também chamada de Roseira-miniatura, tem origem principal nas roseiras de pequeno porte com 20 a 40 cm de altura. Vermelhas, róseas,brancas ou amarelas, suas flores são formadas quase o ano todo, principalmente na primavera.
A planta é adequada para vasos, bordaduras, jardineiras ou grupos em canteiros fertilizados. Cultivado a pleno sol. São permeáveis e devem ser irrigados aos intervalos. Apreciam climas frios, mas desenvolvem-se melhor nos trópicos.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Mini Roseiras. Faça-nos uma visita.


ANTÚRIO

Seu nome deriva do grego anthos, flor; e ourà, rabo, devido às inflorescências consistirem em brácteas e espádice, assemelhando-se a uma pequena cauda.
Essa planta de origem colombiana tem uma característica bem curiosa, embora várias pessoas acham que sua estrutura cordiforme vermelha seja uma flor, na verdade é apenas uma folha modificada para chamar mais a atenção dos insetos polinizadores, as reais flores dos antúrios são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta.
Essa planta é muito utilizada no Brasil por ser bem adaptada ao clima tropical e possuir um ótimo aspecto, com inflorescências de diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro, podemos encontrá-la comumente em vasos ou em jardins formando grandes moitas com várias inflorescências.
É uma planta exigente quanto à umidade, sendo recomendadas regas freqüentes. O antúrio deve ser plantado sempre à meia-sombra, em substratos ricos em matéria orgânica.
O antúrio branco é popularmente conhecido como “Flor de Jorge Tadeu”, em alusão a um personagem de novela exibida há alguns anos.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Antúrio. Faça-nos uma visita.



TREVO DE QUATRO FOLHAS

O trevo de quatro folhas existe. Mas o verdadeiro trevo com as quatro folhas é resultado de uma anomalia genética, na qual a planta que deveria ter apenas três folíolos, acaba originando um folíolo a mais. O verdadeiro trevo de quatro folhas é formado a partir de  plantas da família Fabaeae, do gênero Trifolium sp.. O nome já diz: tri=três e folium=folha, assim essas folhas só poderiam ter três folíolos!
Existem estudos sobre a essa anomalia no Trifolium sp. ainda não se sabe ao certo se é causada por fatores genéticos, ambientais ou ambos.
Na verdade, os Trifoliuns podem ter até mais que quatro folhas, ou seja, é possível na busca de um trevo da sorte que você encontre 5, 6 ou até mais folhas. É raro, mas não é impossível. Um erro muito comum é dizer que o raminho do trevo só pode possuir as três folhas, na verdade cada raminho é uma folha e ela deve ser dividida em três folíolos, que são como “sub-folhas”.
O trevo de 4 Folhas é o símbolo mais tradicional de boa sorte. Quando se ganha um trevo de quatro folhas, diz a tradição, a pessoa recebe votos de prosperidade, saúde e fortuna. Ainda segundo as tradições, a cada trevo que se colhe, brotam seis novos, multiplicando a sorte para todos.
Existem muitas curiosidades a respeito desta planta. Uma delas descreve que cada folha do trevo tem um significado: ESPERANÇA - FÉ - AMOR - SORTE. O número de folhas - quatro - representa um ciclo competo, como as 4 estações, as 4 fases da lua ou os 4 elementos da natureza: Ar, Fogo, Terra e Água.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Trevo de Quatro Folhas. Faça-nos uma visita.


7 de dezembro de 2011

BROMÉLIAS

A família das Bromeliáceas abriga mais de 3000 espécies e milhares de híbridos. Com uma única exceção, todas são nativas das Américas, sendo que o abacaxi é a mais popular delas. Só no Brasil, existem mais de 1500 espécies.
As bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epífitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentar infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores.
As bromélias estão divididas em grupos chamados gêneros - que hoje são mais de 50. A maioria das espécies de um mesmo gênero tem características e exigências iguais. Gêneros diferentes requerem diferentes variações de luminosidade, rega e substrato.
A maioria das bromélias podem ser plantadas em vasos, mas podemos mantê-las sobre troncos ou xaxim.
As bromélias gostam de ter suas raízes molhadas, mas sempre de forma bastante moderada, o mais importante é molhar as folhas e manter sempre o tanque central com água. Quando a temperatura ambiente estiver muito alta, borrife com água as folhas, mas nunca sob luz solar direta e nas horas mais quentes do dia. Plantas de folhas macias apreciam ambiente mais úmido do que plantas de folhas rígidas.
Bastante claridade em luz difusa é a condição preferida pela maioria das bromélias. Em geral, plantas com folhas rígidas, estreitas e espinhentas, tal como folhas de cor cinza-esverdeada, cinza, avermelhada ou prateada, gostam de maior luminosidade durante maior período de tempo, em alguns casos até mesmo sol pleno. Plantas de folhas macias, de cor verde ou verde-escura, apreciam locais com menor intensidade de luz, mas nunca um local escuro. As Nidulariuns requerem pouca luz, enquanto as Neoregelias se encontram no outro extremo. O intenso e atraente vermelho translúcido encontrado em muitas Neoregelias desaparece quando a planta é transferida para um local de menor luminosidade.
Como sintomas de pouca luminosidade, as plantas apresentam folhas escuras ou pobres em cor, freqüentemente macias, caídas e bem mais longas que o normal (estioladas). Como sintomas de excesso de luz, temos folhas amareladas, com manchas esbranquiçadas, ressecadas e até com verdadeiras queimaduras.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Bromélias. Faça-nos uma visita.




BONSAI DE JABUTICABEIRA

O Bonsai é a antiga arte de revelar e honrar a natureza, cultivando-a em miniatura.
Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai), que significa "árvore em bandeja".
Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica.
Um bonsai precisa ter outros atributos entretanto além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma replica de uma arvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
A jabuticabeira é uma das espécies nativas mais utilizadas na arte do bonsai.
Em climas temperados, pode ser colocada durante todo o ano, próxima a uma janela bem iluminada e arejada, porém cuidado com os ventos muito fortes. Em ambientes externos (aconselhável que seja desde a metade da Primavera até o final do Verão), o ideal é colocá-la em um local ensolarado ou a meia sombra. Não suporta geadas fortes, devemos protegê-la do frio, principalmente se a temperatura estiver abaixo de 15ºC.

No Viveiro Espaço Verde você encontra Bonsai de Jabuticabeira. Faça-nos uma visita.






Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bonsai

CICLAME

Ciclame é uma flor muito apreciada em muitos países, sendo ela uma das plantas envasadas mais comercializadas no mundo todo. A herbácea cresce de 15 a 20 cm de altura, sendo que ela dá muitas flores.
Suas flores possuem uma aparência peculiar, delicada, com haste longa, e coloração rósea, roxa, vermelha ou branca.
Na espécie original as flores são pequenas, mas na cultivar “Gigantum” (a mais cultivada) as flores são bem maiores.
É muito utilizada na decoração de ambientes internos durante a sua floração, dando um ar de romantismo e sofisticação aos ambientes.
A planta aprecia as baixas temperaturas do inverno.
O Ciclame se desenvolve melhor em regiões mais frias, mas também podem ser cultivados em climas intermediários. Ele cresce bem quando deixado em locais com iluminação mediana, sendo o ambiente ideal o de meia-sombra. Utilize terra rica em matéria orgânica e bem drenada.
Regue sempre que a terra começar a secar, mantendo-a sempre úmida, mas não encharcada. É cultivada em vasos e jardineiras, de preferência em lugares protegidos do excesso de luz solar direta.
No Viveiro Espaço Verde você encontra Ciclame. Faça-nos uma visita.


Fonte: http://www.cultivando.com.br/plantas_detalhes/ciclamen.html

CACTOS

Os cactos são plantas suculentas ou plantas gordas originárias das regiões sub-desérticas onde souberam adaptar-se perfeitamente. Os cactos distinguem-se por terem flores ou espinhos que substituíram as folhas.
As plantas gordas têm a particularidade de resistir em ambientes adversos graças à enorme capacidade de retenção de água.
Muitas vezes estas plantas têm flores de cores vivas e odor muito forte que atraem os insetos. No seu meio de origem estas flores aparecem geralmente depois das chuvas.
É vital ter uma boa drenagem ou estas plantas apodrecem rapidamente.
Uma boa solução é colocar no fundo dos vasos uma camada generosa de gravilha, coberto por feltro de jardinagem e depois uma boa mistura para cactos.


No Viveiro Espaço Verde você encontra exemplares de Cactos. Faça-nos uma visita.



6 de dezembro de 2011

HIBISCO

O hibisco é a flor símbolo do Havaí. Além disso é umas das plantas mais cultivadas nos jardins brasileiros, devido ao seu rápido crescimento, beleza e rusticidade. Há um grande número de variedades, que podem apresentar folhas estreitas ou largas, variegadas ou não e flores das mais diversas formas, tamanhos e cores
De textura lenhosa e fibrosa, a planta pode chegar a atingir de três a cinco metros de altura, o que a qualifica para ser utilizada como cerca viva. Isolado ou em conjuntos, o hibisco também tem efeito decorativo em jardins de residências, espaços públicos, propriedades rurais e até em vasos em ambientes internos. Mas é bom lembrar da importância da luminosidade para o florescimento.
Pertencente à família Malvaceae, o hibisco se divide por centenas de espécies.
Embora não tolere geadas, o plantio se espalhou por todas as regiões do país. Mas é no Sudeste que predomina a produção. O hibisco se dá bem até em áreas litorâneas, mas deve-se evitar muita proximidade com o mar. Partículas de sal carregadas pelo vento danificam as folhas e flores.Além da beleza, a planta é rústica, apresenta crescimento rápido e pode ser produzida o ano inteiro.

No Viveiro Espaço Verde você encontra diversas cores de Hibisco. Faça-nos uma visita.





Fonte: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1699676-4529,00.html

5 de dezembro de 2011

Flores em seu jardim

Quem não gostaria de ter um belo jardim aonde os beija-flores venham alegrar o ambiente? Pois saiba que se você tiver um cantinho de sol no seu quintal ou na sua varanda; ficará fácil criar um jardim florido o ano todo.
Seja aqui, seja numa longínqua paragem qualquer deste planeta, ter um jardim é ter uma janela para aliviar o stress do dia a dia e uma forma de conviver com a natureza nas cidades, cada vez mais cinzas e sem vida.

Algumas flores se adaptam melhor do que outras dependendo da quantidade de sol e de água que recebam. Para isso, vamos dar algumas dicas de flores com o cultivo fácil e que você pode reunir num belíssimo jardim que ficará florido o ano todo; trazendo beleza e alegria para a sua vida.
Flores que precisam de sol forte e direto:
- Hibiscus: flores quase o ano todo
- Grevilea-anã:também o ano todo
- Sininho: flores na primavera e no verão
- Sapatinho-de-judia: florescem na primavera e verão
- Suinã : é uma árvore dá flores no inverno e chega a 20 metros
– Pata-de-vaca: também é uma árvore (mais baixa) e dá flores no outono
- Kalanchoe ou flor da fortuna: Pode ser cultivada em com terra rica e bem drenada
- Impatiens: cultivada junto a paredes e muros, a meia sombra ou a pleno sol
- Onze horas : adequada para solos bem adubados, permeáveis e irrigados com frequência
- Catarantus ou Vinca: apesar de perene, dura apenas dois anos porque vai ficando cada vez mais feia com a idade
- Gerânio: evolui menor em regiões de clima ameno
- Petúnia: deve ser renovado o plantio todo ano graças à perda de vigor da planta com a idade
- Cravina: precisa de solos muito ricos
- Pelargônio: exige terras ricas e bem drenadas
É importante ressaltar que essas são apenas algumas flores plantadas que se adaptam ao sol forte e direto. Você deve sempre consultar um especialista para saber qual tipo de plantas adapta bem ao clima da sua cidade e ao solo que você pretende plantar. Como tudo mais na natureza, ainda podem acontecer problemas com pragas e plantas invasoras que necessitarão de sua atenção.
Flores para meia sombra ou para jardins com pouco sol:
- Lantana: plantada ao longo de muros e paredes, dá flores quase o ano todo
- Impatiens: cultivada junto a paredes e muros
- Brinco de princesa: floresce na primavera
Sejam quais flores você escolha; lembre-se sempre de que elas são seres vivos e que exigirão cuidados permanentes. Controle as regas, a adubação, a proliferação de ervas daninhas e de pragas para que seu jardim seja sempre fonte de beleza e de alegria para você e sua família. Pode demandar tempo e alguns recursos. Mas, o resultado final, sem sombra de dúvidas causará olhares admirados de seus vizinhos e das pessoas que forem visitá-lo. Além disso, em dias tão impessoais e cinzentos como esses que vivemos nessa época de correria e de ganância desenfreada, nada como ter um espaço em casa pra fugir de tudo e ficar só apreciando o que a natureza tem de mais bonito para nos oferecer.

No Viveiro Espaço Verde você encontra essas e outras espécies de flores para embelezar o seu jardim. Faça-nos uma visita.




Como cuidar bem de plantas em vasos

Para quem gosta de ter o verde sempre por perto, mas não dispõe de muito espaço, uma boa opção é cultivar plantas dentro de vasos. O uso de vasos além de acomodar as plantas, pode deixar o ambiente mais agradável e decorado.


Quando bem cuidadas, as plantas cultivadas dentro de casa crescem bonitas, saudáveis e têm ótima durabilidade. Mas para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Confira dicas de como cuidar bem de plantas em vaso.
A escolha do local para as plantas é fundamental. Observe se a área escolhida fica próxima às janelas, já que a temperatura do ambiente, a luminosidade, o arejamento e o espaço são os fatores mais importantes para que as plantas se desenvolvam. Os formatos e tamanhos dos vasos de planta também devem ser levados em conta. É preciso ficar atenta se o vaso não é “apertado” para a plantinha crescer bem.
Para a planta ter uma vida longa, é necessário controlar e verificar diariamente a irrigação da terra. E para evitar o apodrecimento das raízes e o solo encharcado, use um recipiente para escoamento da água embaixo do vaso, o conhecido pratinho. Uma dica para checar a umidade da planta é inserir o dedo ou um palito no solo em certa profundidade. Se a terra aderir, é por que ainda não é hora de irrigar a planta.
O uso de adubo é outra dica de como cuidar bem de plantas em vaso que ajuda no fortalecimento e crescimento delas. Mas tudo que é usado em excesso, pode fazer mal, por isso não se deve exagerar nas quantidades de adubo.
De preferência, regue as plantas no período da manhã e evite molhar muito as folhas e flores. Lembre-se que cada tipo de planta necessita de uma quantidade diferente de água. Plantas como o cacto e as bromélias, por exemplo, são plantas mais resistentes à falta de água. Já o copo de leite, begônia, crisântemo e azaléa, são plantas mais sensíveis e exigem cuidados dobrados.
Cuide bem das suas plantas protegendo seu vaso da exposição excessiva de sol, retirando sempre as folhas secas, matinhos e mantendo livre das pragas.

No Viveiro Espaço Verde você encontra diversas plantas que podem ser cultivadas em vasos. Faça-nos uma visita.